quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Histórias do Paraná - Vitória mais que apertada

Histórias do Paraná - Vitória mais que apertada

Vitória mais que apertada
João do Planalto

Relendo interessantes narrativas que se encontram no Livro "Sombras do Passado ou Histórias do Distrito do Pinhão", de autoria do meu conterrâneo guarapuavano-pinhãoense José Bischof, encontrei o espetacular caso referente à realização de um disputadíssimo pleito eleitoral municipal em Guarapuava, nos recuados idos de 1937.
Eram dois os concorrentes, ambos candidatos prestigiosos.
Pela situação, o Cel.
Anibal Virmond, abastado fazendeiro-pecuarista, lançado pela agremiação "Frente Única", dirigida pelo entusiasta e hábil chefe político guarapuavano Cel.
Antônio Villaça.
Pela oposição, o candidato era o senhor Generoso de Paula Bastos, operoso comerciante, dono de uma das maiores firmas comerciais do município de Guarapuava, indicado e apoiado pelo Partido Municipal Independente, aguerrida agremiação política, presidida pelo industrial, comerciante e banqueiro Francisco Missino.
A renhida batalha eleitoral, como se dizia então, realizou-se dentro de um clima de incontido entusiasmo do eleitorado, dividido em dois grupos.
Os dois cantavam antecipadamente uma esmagadora vitória, visto que ambos os candidatos eram portadores de valiosos predicados de honradez e competência administrativa.
Chega o dia da eleição, realizada dentro de perfeita ordem e com maciço comparecimento do eleitorado, como era esperado pelas chefias das agremiações políticas e pelos próprios candidatos.
Encerrada a votação, as urnas são imediatamente abertas para a contagem dos votos. A cada nome anunciado pelos escrutinadores seguiam-se os sorrisos e aplausos na compacta massa popular que se apinhava no local da apuração.
E a apuração chega ao fim, com o resultado causando imensa surpresa.
Pela diferença só de UM voto, o candidato Generoso de Paula Bastos sagra-se como vencedor.
Os seus eleitores fazem então uma enorme festa e dias depois, em solenidade mais festiva ainda, assistem a posse de seu candidato vitorioso.
A euforia da vitória alcançada, porém durou pouco. O candidato derrotado, Anibal Virmond, não se conformando em perder por um único sufrágio, recorreu do resultado pedindo recontagem dos votos. O Tribunal Regional Eleitoral do Estado fez a recontagem e constatou que, de fato houvera um erro.
O resultado correto era um não menos surpreendente EMPA-
TE! Diante disso, o TRE proclamou Anibal Virmond o vencedor do pleito, visto ser ele o mais idoso dos dois candidatos... pela diferença de UM único dia!

João do Planalto, jornalista em Guarapuava desde 1919


Nenhum comentário:

Postar um comentário